A Defesa Civil de João Pessoa colocou equipes em estado de prontidão nesta quarta-feira (14) após a emissão de um alerta de chuvas intensas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso prevê precipitações entre 30 e 60 mm por hora, podendo atingir 100 mm por dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. A previsão é válida até as 10h desta quinta-feira (15).
Até a publicação desta reportagem, já havia registro de pontos com grande acúmulo de água em João Pessoa. Na região próxima a CBTU, no Varadouro, pedestres precisaram passar por dentro dentro da água para chegar na estação ou paradas de ônibus. O túnel Damásio Franca teve fluxo bloqueado devido a grande acúmulo de água na saída. Todo o trânsito precisou ser desviado pela Avenida General Osório
O coordenador da Defesa Civil Municipal, Kelson Chaves, informou que o monitoramento das áreas de risco já foi intensificado. “A Defesa Civil está de prontidão desde que recebeu o aviso do Inmet. Seguimos monitorando as áreas de risco e nossas equipes, assim como os demais órgãos da gestão municipal, estão prontas para atender as ocorrências que por acaso surgirem, garantindo o bem-estar das pessoas”, declarou.
Kelson também fez um alerta para que a população tome medidas preventivas em caso de temporais. “As pessoas devem evitar o uso de eletroeletrônicos ao relento, não se abrigar sob árvores, sair imediatamente de áreas de risco diante de qualquer sinal de anormalidade e acionar a Defesa Civil”, reforçou.
A população pode acionar a Defesa Civil, que atua 24 horas por dia, por meio do WhatsApp (83) 98831-6885, pelo telefone 199, ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, disponível gratuitamente na Play Store e App Store.