Compartilhar

O ex-governador Wilson Leite Braga e sua mulher, a ex-deputada federal Lúcia Braga, estão internados no hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, com diagnóstico de coronavírus. Lúcia, que foi também deputada estadual e ex-candidata a prefeita da Capital, está recolhida em UTI, enquanto o marido se encontra em apartamento. Versões divulgadas em redes sociais na noite de ontem indicavam que o ex-governador padece de pneumonia enquanto Lúcia teve infecção urinária. Ambos foram testados para Covid-19 mas os resultados ainda não foram divulgados.

Wilson Braga, que começou sua trajetória política em 1954 elegendo-se deputado estadual, encerrou a carreira em janeiro de 2015 pelo mesmo mandato, depois de ter sido governador, eleito em 1982, deputado federal por várias legislaturas, prefeito de João Pessoa e vereador da capital. Ele tem 88 anos de idade e Lúcia Braga 85 anos. Lúcia chegou a ser deputada federal constituinte, participando da elaboração do texto de 1988 denominado “Constituição Cidadã” pelo ex-deputado Ulysses Guimarães. Wilson, no seu currículo político, só não adicionou o mandato de senador. Foi derrotado em duas ocasiões – a mais desgastante em 1986, após deixar o governo do Estado.

Ambos dominaram por muito tempo a cena política paraibana e Wilson – que foi, também, presidente da Casa do Estudante da Paraíba, fez composições com adversários políticos, ocupou cargos nas Mesas da Câmara Federal e Assembleia Legislativa e presidiu a antiga Arena. Estava no auge do prestígio popular quando, em 1982, derrotou Antônio Mariz (PMDB) na corrida pelo governo do Estado por uma diferença de 151 mil votos. Como afirmou em depoimentos à imprensa e a historiadores, a campanha de 1982 foi uma das mais memoráveis disputas que já enfrentou na sua carreira. Wilson chegou a migrar do PDS para o PDT, este último comandado pelo ex-governador do Rio de Janeiro Leonel Brizola. Lúcia, que presidiu a Funsat no governo do marido, destacou-se pelo alinhamento com posições de partidos de esquerda na Câmara, mesmo quando era filiada ao PFL. Em manifestações nas redes sociais, admiradores do casal anunciaram orações e votos de pronto restabelecimento da saúde de Wilson e Lúcia.

Por outro lado, exames realizados no Hospital Antônio Targino, em Campina Grande, descartaram um infarto da deputada federal Edna Henrique (PSDB-PB), 61 anos. Ela deu entrada na unidade de Saúde na quinta-feira, 30, após passar mal em sua residência na cidade de Monteiro, no cariri paraibano, alegando fortes dores no peito. Foi submetida a uma bateria de exames. A deputada é cardiopata, utiliza um marca-passo e passou a reagir bem após o mal-estar, devendo permanecer em observação até o controle adequado da pressão arterial e dos parâmetros sanguíneos, conforme informações de médicos do Antônio Targino.

Nonato Guedes